Estava me preparando para fazer o Caminho de Santiago. Viagem zen, de autoconhecimento, meditação. Já tinha comprado guia, milhas, ganhado mochila, relógio com GPS e estava começando os treinos de caminhada quando… descobri que estava grávida. Felicidade a mil! Nas metas 2017 estavam fazer o Caminho de Santiago e ser mãe de um menino, só errei a ordem :)“Tudo bem, show de bola, vamos então seguir com a viagem, mas fazemos um turismo leve, passeando por Portugal”. Este era o plano até o olho bater numa promoção de sopetão no meio de uma tarde sem graça.

Em 30 minutos havia comprado e o que era zen virou um roteiro insano, com direito a quase uma dezena de voos, uma grávida e uma criança de 3 anos no pacote.

A promo era uma barbada! Uma passagem stopover da America Air Lines para Paris, com escala nos EUA na ida e na volta, com flexibilidade para escolher cidades e a quantidade de dias em cada destino. Com todas as taxas o aéreo saia em torno de R$ 2.500 por pessoa. Preço justo para o tamanho da rota! Em alguns minutos e algumas mensagens de WhatsApp depois surgiu o roteiro SP -Miami / Orlando; depois Paris / Londres e retorno por Nova York.

Nossa viagem coincidiu com a chegada do furação Irma nos Estados Unidos, assim, tivemos que fazer alguns ajustes, e o roteiro passou (insanamente) a ser: Joinville-Curitiba -São Paulo -Dallas -Paris -Amsterdam-Nova York-Miami-Orlando e de volta-Miami-São Paulo-Curitiba-Joinville. Ufa!

O trecho Paris-Amsterdam foi feito de trem e Miami-Orlando, de carro. No mais, todos os trechos estão incluídos no custo da passagem.

Aproveitamos então para unir o útil ao agradável e fizemos uma viagem comemorando o aniversário de 3 anos da Nick (com direito a Disney de Paris e Orlando) e um tempo só dela antes da chegada do irmão. Além disso, rolaram as compras do enxoval e passeios que agradaram não só a pequena, mas a família toda.

Por mais que pareça loucura, a viagem foi excelente. A Nick curtiu cada destino como se fosse gente grande. Os voos são cansativos, claro, mas totalmente viáveis se bem planejados e os dias foram deliciosos, aproveitados no ritmo certo.

Pra quem quer encarar uma maratona dessa, aí estão algumas dicas para aproveitar as promoções e se preparar para a aventura. Você também pode saber mais aqui sobre os roteiros no pedaço americano (aqui e aqui) e europeu (aqui e aqui) da viagem, além de dicas de como viajar com os pequenos.*Lembre-se que mesmo para fazer escala nos EUA você precisará de visto americano.

First things first! Como garimpar promo barbadas:

A promoção que compramos veio no alerta do Melhores Destinos, pra mim o melhor site para ficar por dentro destas oportunidades. São super corretos e ali não tem pegadinha. Além de se cadastrar no site para receber o e-mail diário com as ofertas, algumas dicas bacanas para quem está planejando viajar são:

Se interessou, compre na hora.

Se você esperar para ver mais tarde, com calma, é bem possível que a oportunidade tenha passado. Tenha um plano, um budget e aja rápido.

Na dúvida se o preço está bom?

Faça uma busca no SkyScanner, outro site fantástico que traz os preços de todas as companhias áreas para o trecho pesquisado. Você pode inclusive ver os valores no calendário, escolhendo o dia do mês com melhor preço. Está em dúvida sobre onde ir? Explore no mapa e veja onde tem promoção rolando no mundo todo,

Tenha um agente de viagens de confiança.

Nós contamos com a ajuda da santa Josie, da BelTurismo :) Enviei o link da promoção para ela, que fez a compra confirmando tudo com a Cia Aérea na mesma hora, pelo mesmo valor da promoção. Foi o que nos salvou a pele, porque com viagem coincidindo com a chegada do furação Irma nos EUA, foi ela quem fez todas as trocas necessárias (com facilidades que estariam muito distantes da nossa capacidade). “Shit happens”, então preferimos confiar em alguém que sabe das coisas. Um agente de viagens vai também te livrar de “n” possíveis roubadas nesta vida de viajante.

Stopover — Será que vale? Quantidade x Qualidade

Achamos que a opção valeu muito à pena. É um jeito econômico de conhecer vários lugares. O que se deve pensar obviamente é o objetivo da viagem. Se a dúvida é entre aproveitar super bem um lugar ou conhecer vários rapidamente, eu pessoalmente ficaria com a primeira opção.

No nosso caso foi um pouco diferente porque, com exceção de Amsterdam, já conhecíamos os lugares e queríamos levar a Nick aonde mais curtimos e aproveitar com ela poucas e boas atrações.Não somos adeptos do “fast tourism”, ou seja, passar voando pelos lugares só para fazer um “x” no mapa. Gostamos de saborear os destinos, ficar o tempo suficiente para uma experiência genuína. Assim, avalie se faz sentido para você.

Uma boa saída é distribuir seus dias de forma a deixar um período maior para um destino especial e um “bônus” para um destino final a ser revisitado ou ainda não conhecido.No nosso caso, a distribuição ficou assim: Paris (4 dias), Amsterdam (3 dias), Nova York (5 dias) e Orlando (5 dias). Considerando os deslocamentos, a viagem deve no total 20 dias. É preciso considerar também dias de descanso, especialmente logo após os voos, caso contrário o mau humor vem junto com o cansaço e a viagem se torna algo bem diferente do que imaginamos.

Deu vontade de encarar? Então dá uma olhada aqui em roteiros e passeios bacanas, especialmente para curtir com a família.

No items found.
No items found.
No items found.
No items found.
Tags deste artigo