Imagina a cena: uma mulher passa para um lado da casa levando um cesto de roupa suja. Nem um olhar para o que se esparrama no sofá. Ela passa de novo, agora levando sapatos para a sapateira. Um pequeno olhar acusador. O terceiro olhar, secando pratos, é potencialmente homicida. Essa sou eu. E talvez você se identifique um pouco comigo, ou com quem está no sofá. Se sim, para ambos, este texto pode ajudar.

De verdade, não condeno quem está descansando (conhece a história de Marta e Maria, que escolheu a melhor parte? Pois é...). Meu marido é super "parça", não tem essa de "ajudar", já passamos dessa fase e sabemos que as tarefas precisam ser divididas. Provavelmente eu estaria limpando na hora de descansar, mas, como muitas mulheres que conheço, simplesmente não consigo relaxar no meio da desordem.

Não, eu NÃO GOSTO de limpar, como você provavelmente está pensando. É só uma questão de como as coisas são, "firts things first".

Até então este foi um pequeno tema em casa, mas administrável com a ajuda semanal da Santa Marli (Saudades!!!). Mas com a mudança de vida não teve jeito. Então, pela nossa sanidade foi preciso bolar um esquema.

Na Europa qualquer atividade que envolva uma atenção humana, ou seja, um serviço, custará muito caro. Faz sentido já que as pessoas são mais escolarizadas e assim melhor remuneradas. A distribuição de renda é mais justa e os profissionais são especializados. Então, se você como eu terceirizava boa parte da vida, aqui aprenderá a ser auto suficiente em tudo o que estiver ao seu alcance.

Pintar o cabelo, a unha, cortar as madeixas das crianças (ainda bem que não guardam ressentimentos), limpar a casa e o jardim? Você, você, você e adivinha, você! A pessoa que vos fala escreve com tinta auto aplicada em seus pobres cabelos expatriados (Beta, saudades de você também).

Vendo pelo lado positivo, todo mundo se vira e sobrevive. O resultado é que nos tornamos mais safos, deixamos de fazer dezenas de coisas que poderíamos viver sem e usamos este tempo para algo melhor.

Se este assunto também consome horas na sua casa que poderiam ser usadas de formas mais divertidas, dá só uma olhada no que aprendemos por aqui:

Quer limpar menos? Tenha menos!

Quando descobri que estaria totalmente by my own tentei resolver a situação como sempre fiz, estudando (Rá! Não me julguem). Escrevi para uma mensagem para o Darius Foroux, que escreve textos fantásticos sobre produtividade, questionando sobre como ser mais produtiva nessa área. Ele me indicou o livro The Life-Changing Magic of Tidying Up, da Marie Kondo. Neste link aqui você encontra um resumo de 2:25 minutos com as principais ideias do livro, mas basicamente o que ela nos ensina é como organizar a tal vida minimalista. Confesso que não consegui desapegar no nível Kondo (a mulher é  um fenômeno), mas andei pelo menos metade do caminho. A promessa dela é de nunca mais ter que arrumar sua casa novamente, se seguir de verdade as suas dicas. Ela basicamente pede que você junte tudo o que tem de determinada categoria, vamos dizer, canecas, olhe para todas elas de uma única vez e mantenha somente aquelas que você usa, precisa e enchem a sua vida de alegria. Ela nos ensina como fazer isso para cada uma das categorias, mantendo por fim ao seu redor um pequeno número de itens úteis e que te trazem felicidade. Vale ao menos a tentativa.

Escolha seu método

A Katie Holdefehr, da RealSimple.com, mostra aqui uns planos de limpeza super fasts. Quer algo mais prático que isso? Tem opções para casa limpa em 10 ou 30 minutos, por exemplo. Com direito a afofar as almofadas, trocar as toalhas de rosto, aspirar e deixar aquele cheirinho de casa limpa. Minha limpeza diária aqui é de mais ou menos 30 minutos, mas é claro que não é nada nível avançado, ainda que mais que suficiente. Isso se as crianças não me chamarem 365 vezes. Pense que se você não tem filhos há um potencial de fazer a mesma limpeza, vamos dizer, em 45 segundos. Algo que a Katie disse e que mudou meu mundo é algo tão simples como carregar um cesto pela casa e jogar ali tudo que não pertence àquele lugar numa primeira passada. Assim, ao visitar cada cômodo é possível devolver os pertences ao lugar caminhando uma única vez até seu destino ao invés de ficar zigue-zagueando pela casa. Outro ponto importante: limpar a casa não é tarefa de um, muito menos da mulher. Divida responsabilidades!

Invista no que te facilita a vida

O autor do livro The Minimalist Budget: A Practical Guide on How to Spend Less and Live More traz uma reflexão interessante a respeito de como gastamos nosso dinheiro. Vem comigo: se você troca horas da sua vida (no trabalho) por uma determinada quantidade de dinheiro, e usa este dinheiro para comprar determinadas coisas, podemos pensar no custo dessas coisas em termos de minutos, que, no final das contas, têm uma valor muito superior ao dinheiro em si. Então um abajur poderia custar 20 minutos e um carro alguns anos seus. Partindo dessa lógica, um orçamento minimalista e inteligente manteria nas despesas somente coisas que de fato são úteis, estão em linha com os seus valores e trazem felicidade.

Uma máquina de lavar pratos, por exemplo, pode ser uma forma de poupar minutos preciosos que podem ser investidos em coisas mais importantes. Se você somar o tempo que leva lavando pratos e seu salário em minutos for maior que isto, você já estará potencialmente economizando. Ou ainda, se você por exemplo acaba comendo algo pronto na rua ao invés de fazer a refeição em casa, digamos, para fugir dos pratos, aí também está outra forma de gastar muito menos. Pra finalizar, se você lava pratos emburrado, são pelo menos 20 minutos de "emburramento" por dia que já justificariam a compra. Não se trata de ter um orçamento mesquinho ou de esbanjar dinheiro no que não é necessário, mas de fazer escolhas inteligentes.

Lava Louças, The Brave New Life

Escolha móveis multi uso

Quando se vive em espaços reduzidos as coisas precisam fazer sentido. Assim, uma cama sem gavetas embaixo parece uma loucura ou uma mesinha de canto que não vira um assento adicional para quando os amigos vêm também não tem razão de ser. A escolha dos móveis pode ajudar E MUITO para uma vida mais prática (te amo Ikea!). Comprar somente o que será de fato utilizado também. Pense em compartimentos, que reduzirão seu tempo na hora de encontrar onde está aquele carregador e caixas grandes para guardar o que não está em uso (montanhas de brinquedos por exemplo, que antes só juntavam pó em prateleiras muito altas para as crianças de fato brincarem).

Monte seu pequeno arsenal

Na linha do acima, aqui estão algumas coisas que facilitam nossa vida aqui:

Máquina de lavar pratos: eu sempre tive dúvidas se ela era isso tudo. O tempo de tirar os restos de comida e organizar a louça nos compartimentos parecia ser o mesmo tempo de lavá-la à mão. Confesso que às vezes ela dá algum trabalho mas, ainda assim, mais ajuda que atrapalha. Coloque ali os pratinhos do café da manhã, junte com os do almoço ou da janta, aperte “ligar” e pronto! Vá ler um livro.

Máquina de lavar e secar roupas: nós costumávamos ter uma 2 em 1, com um ciclo rápido e econômico de apenas 1 hora para tudo. Se você não faz motocross deve ser suficiente. Roupa se lava uma vez na semana, no máximo duas, e aqui já até desapeguei de separar por cor. Se for pra ser será!

Andando pela casa depois que eu passo pano!

Lenços umedecidos para limpeza: esquece o balde com água, rodo e desinfetante. Para aquela limpeza rápida (leia-se falcatrua) existem várias opções de lenços umedecidos. Tem um para limpeza da casa, outro para limpar metais e espelhos e um para o vaso. Isso vale, claro, para áreas pequenas (como o  espaço onde você cozinha ou a sala de TV) e não para sua garagem para dois carros. Não saberia dizer se são a opção mais ecológica porque algum entendido teria que nos instruir em relação a toda cadeia produtiva, mas sem refletir muito voto nos lencinhos, já que dispensam vários litros de água na limpeza e outros produtos muito mais caros que eles. É só encaixá-los nas extremidades da haste (que custou 3,90 euros) e zás! Super inteligente quem inventou isso.

No items found.

Existem também diversos tipos de mops super práticos, que dispensam o bendito balde. Com tanta opção eu aqui virei a "louca do mop". Por hora estou enamorada desse que borrifa água por meros 7 euros.

Fogão de Indução: são mega práticos e com zero pecinhas para limpar. É só passar um paninho e está pronto. Além disso não queimam o fundo da panela, que será limpa pela máquina de lavar pratos (tum-dum-tsss!). Microondas e forno aqui também funcionam no mesmo aparelho (uma coisa a menos para limpar, eba!).

Chaleira Elétrica: não sei como vivia sem isso antes! Em alguns segundos a água está fervida para o chá, café, mamadeira, arroz e qualquer outra coisa que precise de água quente nessa vida.

Aspirador de pó: esses robôzinhos aspiradores que vão rodando pela casa e fazendo o trabalho duro enquanto a gente dá uma volta pela vida. Hoje tem vários modelos e preços, inclusive já tem um robô mop também. Ou seja, aspira e passa pano.

Ferro de passar: simplesmente não use. Só isso. Ok, use em casos de camisas e calças sociais, mas só antes do uso. Não faz sentido passar, guardar num lugar apertadinho e passar novamente antes de usar. Uma vez está mais que suficiente, e falou a mulher que passava até roupa íntima.

No mais, livre-se do que você não usa. Quantas vezes você fez fondue em casa mesmo? Se você me responder mais de 5 em um ano te dou razão. Por fim, mas não menos importante...

Páre de limpar em cima do armário

Tolere um pouquinho de desordem. Não estou dizendo para viver numa casa virada de cabeça pra baixo e curtir a vida, porque sei que não conseguiria, mas para não perder seu precioso tempo limpando algo que ficará sujo antes mesmo que seja utilizado novamente. Ou esta coisa precisa sair da sua vida porque você não a usa ou então não precisa ser limpa (vale para a parte de cima da geladeira também).

Já quem tem sol hoje vou tirar o dia para limpar em cima da geladeira e dos armários!

Acredito que quando se está num ambiente ordenado e gostoso nossa mente fica em paz, nossas ideias fluem e nosso tempo vivido ali é mais prazeroso. Mas quando a neura fica maior que o prazer de congregar uma sirene toca.

Levante-se pela manhã, faça sua oração, arrume a cama e dedique 30 minutos do seu dia para ordenar a casa. Quando você voltar do seu dia corrido, um lar delicioso estará esperando por você, e desta vez sem DR.

No items found.
No items found.
No items found.
Tags deste artigo