Neste post aqui contei um pouco sobre a nossa caminhada na busca por fé e confiança. Mas como chegar lá? Como encontrar aquela paz de espírito que nos permite viver com menos preocupações e mais alegria? Sempre invejei gente assim... Mas será mesmo que tem jeito pra isso?

Acho que caminhei poucos metros nesta "carretera", mas quero compartilhar com você um pouco do que aprendi até aqui para encorajar seus primeiros passos e achar esta confiança de que você precisa:

1. Não tenha vergonha da sua fé

No domingo, dia 29/04, o Pastor da Liberty Church fez a seguinte pergunta: "Which is better: fear a man or fear God?". Em seu sermão falava sobre "Tolerance Intolerant". Ou seja, é mais fácil sermos tolerantes às diferenças quando elas nos tornam "cool", do que sermos tolerantes à crença em Jesus. Temos vergonha de nos mostrarmos cristãos. Faz sentido secretamente orar a Deus pedindo paz e confiança mas ter vergonha de mostra-se cristão para o mundo? O que exatamente tememos?

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. Lucas 9:26
Liberty Church, Amsterdam, The Brave New Life
Liberty Church, Amsterdam

2. Leia a Bíblia

Sabemos que nem tudo pode ser explicado ou entendido quando falamos de fé, mas Deus nos revelou muita coisa (muita coisa mesmo!) através da Bíblia. Ela está ali prontinha, esperando por você. Algumas pessoas acham uma leitura super difícil ou interminável. Eu também pensava assim, que não entenderia o contexto, mas não é verdade. Existem versões na linguagem atual e histórias lindíssimas no antigo e no novo testamento.

Eu costumava abrir a bíblia no formato "oráculo", sabe? Fazia uma oração pedindo a Deus que me revelasse algo sobre o problema X e tentava magicamente descobrir nas entrelinhas o que Ele tinha a me dizer. Que bom que passei dessa fase! rsrsrs! Não que Deus não possa falar conosco através da Sua palavra, claro que pode (e fala) mas eu estava entendendo tudo errado!

Hoje estou seguindo um plano de leitura do Bíblia OnLine, onde cada dia tenho 5 pequenos textos para leitura, numa ordem lógica e bacana, em que se completa a leitura da bíblia em 1 ano, com apenas poucos minutos diários. Existem várias versões disponíveis.

O autor do livro "Uma vida com Propósito" fala que estamos todos buscando descobrir o sentido ou propósito da nossa vida, mas uma criatura só pode entender seu propósito quando o pergunta ao seu criador. Ou seja, não temos um propósito por nós mesmos, mas ele é dado por quem nos criou. Na bíblia você encontrará as respostas que procura.

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17

3. Louve

Não tente entender tudo, porque você simplesmente não conseguirá. Apenas agradeça. Se você pensar um pouquinho verá que existem bem mais motivos para agradecer do que para pedir. Fiz uma experiência durante 7 dias em que não poderia pedir nada a Deus, a não ser agradecê-lo. Meu irmão havia começado um novo trabalho e ao invés de pedir que o abençoasse neste início eu agradecia por este trabalho tão bacana. Ao invés de pedir que me ajudasse com as crianças agradecia porque eles estavam felizes e com saúde. E por aí vai. É maravilhoso ver o agir de Deus nas coisas.

Se você é alguém musical (quase todos somos, não é mesmo?) experimente ouvir canções que falam de Deus. Pode ser que você torça um pouco o nariz para as músicas que já ouviu nas igrejas por exemplo, mas existem hoje bandas muito legais com canções que tocam fundo na alma, como por exemplo os Arrais. Tenho certeza de que você irá gostar.

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

4. Clame por fé

E por fim, peça a Deus por fé e confiança. É isso que faço nos momentos de fraqueza. É melhor pedir por fé do que fazer uma oração vazia ou ainda pedir por socorro somente nas horas em que o bicho pega. A Fé é dada por Deus, então devemos pedir isso a Ele.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Quanto a mim, continuarei buscando, aprendendo, me aproximando. Sei que Deus em sua misericórdia me ensinará como Confiar, e que vou me sentir segura em seus braços, na sua proteção.

Mesmo sem entender, prefiro crer que há alguém a nos guardar, e que este alguém é infinitamente maior  que qualquer circunstância.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! Romanos 8:35-39

Como um empurrãozinho final (dica bônus hahaha) faça do seu momento com Deus algo diário. Tenha disciplina. Se você encontra tempo todos os dias para comer, escovar os dentes ou mesmo ver TV, você tem como separar alguns minutos para esta meditação. Afinal, se as redes sociais tiverem um propósito maior será o de nos mostrar que tínhamos sim tempo de sobra. Apenas comece.

No items found.
No items found.
No items found.
No items found.
Tags deste artigo