Quem disse isso foi Carlos Drummond de Andrade, não conheço o contexto, mas me fez pensar que se existe um aspecto que definitivamente faz parte de uma vida nova e de coragem é a Confiança em Deus. A princípio me parecia ser a fé, mas a Confiança é infinitamente mais desafiadora. Grande ou pequena a fé parece estar sempre presente, muitas vezes disfarçada de esperança, pensamento positivo, otimismo. Esta é a parte fácil. A parte difícil é deixar-se, descansar na vontade de Deus, tirar as mãos da direção e deixar que ele leve o barco. Eu achei que sabia confiar, mas como estava enganada.

E aí está o primeiro desafio da Confiança. Ela é exercitada nas horas mais difíceis.

Quando as coisas estão aparentemente sobre o nosso controle não há espaço para Deus. Tudo está certo, em paz. Não há porque confiar em algo além da nossa própria capacidade de resolver os problemas e dar conta das situações. Nós somos o máximo da eficiência.

Mas e quando nós não somos suficientes?

"Na Tempestade" — Devocional Diário 26/04/2018 de Max Lucado
Depois que os discípulos de Jesus lutaram contra uma tempestade furiosa por nove horas geladas, por volta das 4 horas da manhã o impensável aconteceu. Eles avistaram alguém andando sobre as águas. “Quando o viram andando por sobre a água do lago, ficaram apavorados e disseram: É um fantasma! e gritaram de medo. (Mateus 14:26 VFL). Eles não esperaram ver Jesus chegando para eles dessa forma.
Nem nós esperamos. Nós esperamos ver ele chegando na forma de hinos tranquilos no domingo de Páscoa ou em retiros calmos. Esperamos encontrar Jesus em devocionais de manhã e meditações. Nunca esperamos vê-Lo num divórcio ou ato de despejo. Nunca esperamos vê-Lo numa tempestade. Mas é nas tempestades que ele faz o seu melhor trabalho, pois é nas tempestades que ele consegue nossa atenção total.
Jesus respondeu ao medo dos discípulos com um convite que merece ser escrito na pedra angular de cada igreja e arco residencial. “Não tenha medo,” ele disse. “Tenha coragem. Estou aqui!” (Mateus 17:27).

Assim que o Théo nasceu e olhei nos olhinhos dele meu coração se apertou um pouco. Não sabia explicar o motivo. Ele tinha olhar mais doce de todo esse mundo.  Algum tempo depois percebemos que o formato da cabeça dele não crescia normalmente, suspeita de Craniossinostose, que tem como tratamento uma cirurgia no crânio. Desde que a suspeita foi apresentada parei de respirar.

Chegamos ao mundo sem nenhuma outra opção a não ser confiar.

Cheguei ao consultório médico com todo o pensamento positivo deste mundo, e ao ouvi-lo falar sobre o possível tratamento a segunda verdade sobre a confiança me assolou como um soco no estômago:

Confiar é se entregar à vontade de Deus e descansar nela, não na nossa.

Clamei, clamei e clamei pela vida do meu filho. Me zanguei com Deus. Pedi perdão, me humilhei. O que poderia eu fazer para que o meu filho de só quatro meses não precisasse passar por isso? Ainda que Deus possa fazer a cura, e se a vontade Dele não fosse esta? Como eu poderia descansar na sua providência, ainda sem saber o que ele estava preparando para nós?

Era preciso dizer: sim Deus, eu aceito. Eu confio. Eu agradeço. Não sei o que irá acontecer, não sei que o tens preparado para nós, mas sei que tu estás no controle e independente do que aconteça te darei graças.

Que oração difícil. Como seria mais tranquilizador pedir a Deus que nada de mal acontecesse a ele. Lembrei do livro de Jó:

Deus faz o que quer; quando ele decide fazer alguma coisa, ninguém pode impedir. Ele levará até o fim o que planejou fazer comigo e também realizará todos os seus outros planos. Por isso, eu perco a coragem na presença dele e, quando penso nisso, fico apavorado. Jó, 23:13-17.

Não consegui fazer a oração. Como se de alguma forma eu pudesse saber o que era melhor para o Théo, mesmo sem poder enxergar um palmo na frente dos meus olhos. Fui até a praia, tentei acalmar meu coração, e a oração que verdadeiramente consegui fazer foi a seguinte:

Deus, recebe meu filho. Ele é teu. Eu não posso fazer nada por ele, por mim mesma ou por ninguém. Nós somos tão pequenos... Por isso te confio meu filho, te confio tudo que tenho de mais precioso. Porque sei que Tu poderá cuidar dele melhor que eu.

Fui entregando a ele cada pequena parte do seu corpo, lembrando do seu cheirinho e do seu sorriso tão gostoso. Ele não é mais meu, na verdade nunca foi. Ele é de Deus.

Nestes momentos tão difíceis é que Deus nos transforma. Teria eu feito esta oração em outras circunstâncias? Se não precisasse desesperadamente de ajuda (que vai além do que os médicos podem fazer) teria me aproximado Dele desta forma?

Certamente continuaria fazendo minhas orações pouco verdadeiras que agradecem pelo dia e pedem proteção. Meu pai me disse que Deus é bom o tempo todo. E mesmo sem entender quero crer que sim.

Todo teu.
Para quem não acredita nenhuma explicação é suficiente e para quem crê nenhuma é necessária. Ninguém explica Deus.

Ainda não sabemos o que precisará ser feito. Faltam ainda 11 dias para os exames. Parece ser este o tempo que preciso para completar minha oração. Uma amiga disse que para fazer um excelente azeite de oliva é preciso que a fruta seja pressionada ao seu limite. Faz sentido, agora não vejo como Ele poderia fazer de outra forma.

A parte boa, ou maravilhosa, é que o prêmio da Confiança é a Paz.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Eu que achava que encontraria paz nesta nova vida pela corrida, meditação, estudo ou silêncio aprendi minha lição. Ás vezes é no deserto que encontramos Deus. E o único caminho para a verdadeira paz é a Confiança.

Ainda tenho um longo caminho pela frente. E se você, como eu, quer experimentar esta paz ou se permitir trabalhar por Deus como um oleiro que faz um vaso totalmente novo, aqui está um pouco do que podemos fazer aqui do nosso lado.

Você não precisa jogar tudo pro alto e começar tudo do zero para viver esta experiência. Também não precisa estar "no aperto" (espero que não!) para aprender a confiar.  Espero tê-lo encorajado de alguma forma a também seguir na busca por fé e confiança hoje, exatamente do jeitinho em que você se encontra. Na verdade não consigo imaginar nada mais Brave que isso.

No items found.
No items found.
No items found.
No items found.

Hoje, dia 11/05, recebemos a melhor notícia da vida! Théo está bem e não precisará de nenhum tratamento. Termino estes dias de espera com algumas certezas: que eles cumpriram seu propósito de me ensinar a respeito da fé e confiança, que a distância não nos separa de quem amamos (nos aproxima na realidade) e que este é só um episódio de uma vida inteira em que me preocuparei com eles (meus pais estavam acordados às 4 horas da madruga no Brasil para acompanhar o exame, ou seja, não acaba nunca!) mas que cada vez mais sentirei a paz de entregá-los aos cuidados de quem realmente os pode ajudar.

Tags deste artigo