A série Brave Women entrevista

Yassin Yara

Up-Fuse

Cairo - Egito

Yara, Rania e Lama são as mulheres à frente da Up-fuse, uma marca egípcia criada a partir de um modelo de negócio que retira plástico do meio ambiente  o transformando em bolsas e outros materiais, produzidos a partir do trabalho de artesãs e refugiadas da Síria, Etiópia e Sudão, cujo talento seria negligenciado num esquema de produção em massa. Há muito por fazer e o ritmo é frenético, ainda assim Yara tirou alguns minutos para contar aqui um pouco da história da Up-fuse e sua paixão por encorajar e suportar o trabalho de outras mulheres.

Como você descreve o que faz? Conte um pouco sobre o seu negócio.

Up-Fuse é uma empresa social que apóia a comunidade e o meio ambiente. Nós criamos sacolas e malas a partir de sacolas plásticas recicladas. Nossas bolsas são feitas de sacolas plásticas recicladas para ajudar a reduzir o desperdício de plástico sólido. Nosso material é produzido em colaboração com ONGs locais para ajudar a apoiar mulheres em diferentes comunidades carentes de Cairo.

Como foi o começo? Você já sabia exatamente o que queria ou as coisas foram acontecendo mais organicamente, de uma forma evolutiva?

Eu me formei em design de produto, aplicado em 2013. Comecei a Up-Fuse como meu projeto de conclusão. Eu sabia que queria trabalhar com materiais ecológicos, sei que quero criar uma marca egípcia, mas o que realmente descobri foi o trabalho social.

Produtos fabricados a partir de plástico retirado das ruas e reciclado

Como é sua rotina de trabalho? Como é um típico dia de trabalho seu?

Tão, tão ocupada... Normalmente trabalho das 9 às 18 horas. Nunca paro meu cérebro de pensar, mas tento relaxar e aproveitar as noites com meu parceiro.

Qual a melhor parte e a maior dificuldade relacionada ao seu trabalho?

Uma curva de aprendizado constante - o que às vezes provoca uma baita dor de cabeça! Além disso, operar no Oriente Médio dificulta um pouco as exportações para a Europa e os EUA.

Artesãos e refugiados produzem as peças através da parceria com ONG's

Qual o papel da criatividade na sua vida e no seu trabalho? O que significa para você viver uma vida criativa?

A criatividade é a única ferramenta que me manteve e ao negócio flutuando. A criatividade não é usada apenas para criar a próxima grande ideia, mas para organizar seu tempo, gerenciar a equipe e sempre pensar fora da caixa quando necessário. Quando comecei o negócio, nunca tive esse único conceito que foi meio que dado pela sociedade ou por influência. Eu fiquei 3 anos da minha vida tentando e explorando tudo sobre a vida e em particular sobre mim mesma. Eu explorei meu papel como gerente, meu papel como mulher em uma comunidade do Oriente Médio, como filha e como esposa. A criatividade me ajudou a impulsionar o negócio quando estávamos vendendo 10 itens por mês.

Veja mais

Os produtos da Up-Fuse são enviados para todo o mundo. Para conhecer a coleção acesse o site ou siga a marca nas redes sociais: Instagram e FaceBook.