A série Brave Women entrevista

Patricia Prado

Ideativo Design

Florianópolis - Brasil

Patricia é uma apaixonada por pensar criativamente e encontrar soluções melhores. Quando percebeu que sua liberdade estava sendo absorvida e que começava a seguir um script de mercado, decidiu que era hora de tomar as rédeas do seu próprio futuro profissional, abrir mão da estabilidade financeira e iniciar sua caminhada pelo empreendedorismo. Depois de três tentativas deu certo – ou melhor, está dando, e aqui ela compartilha um pouco do que tem vivido e aprendido à frente do time da Ideativo.

Como você descreve o que faz? Conte um pouco sobre o seu negócio.

Sou Patricia Prado, UX designer e co-fundadora do Ideativo design e do treinamento UX Overtake, graduada em Design Gráfico, especialista em UX design, mestre em Design e doutoranda em linguística. Com esse mini perfil, já deu para perceber que sou completamente apaixonada pelo que faço e isso me ajudou a manter os negócios mesmo em situações difíceis.

Em todos os cenários o objetivo é ter liberdade – em todas as suas extensões: fazer um curso a hora que quiser, fazer mestrado e doutorado sem ficar implorando por algumas horinhas semanais, poder decidir a hora em que quero trabalhar, ter pessoas que gosto por perto, decidir qual tipo de projeto é interessante atuar, e fazer tudo isso sem preconceitos. Poder criar as próprias regras e mudar da maneira que acredito ser melhor, falar de igual para igual em uma mesa de reunião, ter uma família e, mais importante, ter tempo de cuidar dela. ❤️

Enfim, poderia fazer uma lista infinita...

Como foi o começo? Você já sabia exatamente o que queria ou as coisas foram acontecendo mais organicamente, de uma forma evolutiva?

O começo, simplesmente aconteceu. Eu e minha sócia sempre atuamos juntas pegando freelas e, de repente veio a decisão difícil de ficar 100% no Ideativo. As dificuldades giravam em torno da falta de conhecimento sobre administração e a área contábil, mas com o tempo isso foi se ajustando. Outro ponto que também sentimos dificuldades foi a parte de negócios – éramos designers, não negociadoras natas – tivemos de desenvolver um discurso de vendas, entender de marketing. Coisas que vão muito além da operação do design em si.

Pensando em processos, até hoje ajustamos e evoluímos nossos processos e decisões, tudo depende do que planejamos. Por exemplo, esse ano tivemos de refazer a nossa estratégia em função da pandemia e adaptar os processos para que todos fossem feitos de maneira remota. O aprendizado é constante!!!

Um dos projetos desenvolvidos pela Ideativo

Como é sua rotina de trabalho? Como é um típico dia de trabalho seu?

O dia a dia começa cedo por aqui, às 7h da manhã já estou tomando café e zapeando nas notícias para saber o que está acontecendo pelo mundo. Durante o banho já fico planejando o dia, ou seja, já ligo o motorzinho – isso quer dizer que abro os trabalhos da empresa – o meu dia às vezes é ficar atendendo e negociando com clientes, fazendo propostas comerciais, articulando relacionamento com os clientes, falando com a equipe, e organizando as aulas. Além de empreender, decidi que a docência era um caminho muito bacana para evoluir e compartilhar conteúdo.

Há alguns anos venho planejando a maternidade e, daqui algumas semanas, o Raul vai nascer. Então, o foco entre negócios, docência, doutorado e família vai ter mais um integrante, ou seja, rotina vai ter um ritmo um pouco mais agitado \o/

Qual a melhor parte e a maior dificuldade relacionada ao seu trabalho?

Com o passar do tempo as dificuldades se tornam superação, você aprende e aplica o aprendizado ali no "real oficial" do dia a dia e avalia se traz resultado. Senão, tenta outro caminho. Agora uma dificuldade recorrente é bater metas as comerciais. Muito difícil fechar contratos, convencer as pessoas que o UX é importante e que faz diferença se for bem aplicado. Essa questão tem relação forte com equilibrar as contas, todo mês é um jogo de equilíbrio e paciência. Respirar fundo, correr atrás de um resultado financeiro para poder compartilhar com a equipe é sempre um grande desafio.

Sempre comentamos por aqui, não queremos ser um mega estúdio de design. O que desejamos é sermos compactos, trabalhar junto com as empresas, ter proximidade de equipe e, com isso, ter um valor agregado muito maior que os estúdios de design que têm rotinas de entregas frenéticas como uma agência. Nada de fazer um projeto e sair correndo, rs. Queremos participar, trazer resultados e estar próximos.

Equipe Ideativo

Qual o papel da criatividade na sua vida e no seu trabalho? O que significa para você viver uma vida criativa?

Tudo isso exige muita criatividade e resiliência. Não é fácil, mas é possível. Acredito que o grande diferencial é ter coragem de seguir. Errar, levantar, bater a poeira e ir novamente. Um conselho que minha mãe sempre me deu foi: "Minha filha, se não der de um jeito, tenta de outro". Essa é uma frase que tem tudo a ver com criatividade, pois sabemos que a criação não é algo divino, mas sim um trabalho árduo em busca da resolução de problemas. Dessa forma, vou seguindo e evoluindo, sempre respeitando meus limites e caminhando junto com a equipe maravilhosa do Ideativo e com meus alunos.

Veja mais

Para conhecer o trabalho da Patricia e de todo o time na Ideativo dê uma olhada no site ou siga pelas redes sociais: Instagram, FaceBook, Linkedin ou Twitter.