Dizem que é um mal desta geração, mas suspeito que a busca por propósito sempre rondou nossos pensamentos, se tornando mais forte ou fraca conforme os ciclos da vida. Ela bate com vontade nos 20 e poucos, no momento da escolha da carreira, depois volta lá pelos 30 para perguntar se escolhemos bem, aos 40 fazendo cócegas de “ainda dá tempo” e mais tarde com o desejo de se reinventar. A Teoria dos Setênios, ou ciclos da vida, trata disso com mais propriedade.

Mas venha porquê vier, nosso propósito ou projeto de vida é algo que ronda os pensamentos, e bate mais forte especialmente nos finais de ciclo, como agora, quando Roberto Carlos começa a cantar e nós temos alguns dias de ócio para pensar no que vem pela frente.

Bronnie Ware The Top Five Regrets of the Dying The Brave New Life Gisele Medeiros

Mas antes que você comece a escutar Epitáfio dos Titãs e se sentir melancólico, gostaria de dizer que há uma maneira de transformar todo este questionamento em energia criativa e ação.

A vida é mesmo muito preciosa e não combina nada com mediocridade. Mesmo os mais tradicionais, como eu, gostam de imaginar o futuro com certa dose de aventura, inspiração, boldness. Queremos fazer valer a pena.

E foi a simplicidade provocativa da metodologia ONE THING que me fez suspirar apaixonada pela vida que poderia construir. Ela é a sugestão do livro “The ONE Thing: The Surprisingly Simple Truth Behind Extraordinary Results” ou “ A Única Coisa. O Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida” na versão traduzida para o português.

Se você puder ler o livro será fantástico, se não, aqui neste link você encontra um resumo para ler em poucos minutos. Tem também este resumo em áudio, de 30 minutos apenas, muito bacana e que resume toda a ideia do livro. Escute durante uma caminhada, você vai adorar! PS.: ambos materiais em inglês.

Mas indo direto ao ponto, a pergunta chave do livro é: “What’s the ONE THING you can do such that by doing it everything else will be easier or unnecessary?”

"Qual é a UMA COISA que você pode fazer, que torna todas as outras mais fáceis ou desnecessárias?

Parece uma pergunta um pouco estranha, mas o conceito aqui está no Foco.

Ao invés de fatiar suas metas em dezenas de conquistas para o ano (que é o foco da Planilha Nirvana, dê uma olhada em Cursos), os autores propõe que seu foco seja totalmente direcionado para um único objetivo, que bem elaborado, irá tornar todos os demais esforços mais fáceis ou desnecessários para alcançar sua lista de desejos.

Para ficar mais simples o entendimento, veja um exemplo adaptado do livro: imagine que alguém sonhe em ter sucesso numa empreitada profissional, e que, através deste sucesso será possível alcançar outros sonhos, tais como, uma casa nova para a família, segurança financeira, prestígio, entre outros. Pois bem, qual seria a única coisa que poderia levar este alguém a alcançar o sucesso profissional desejado?

No livro o autor cita que reuniu seu time para pensar em ideias. A ideia campeã (ONE THING) foi a de escreverem um livro. Fazendo isso, eles seriam considerados referência naquele assunto, e isso abriria portas para seus clientes, que por fim, o levariam ao sucesso pretendido. Assim, ao invés de focar em dezenas de iniciativas para fazer o negócio decolar, todos se dedicaram a apenas esta tarefa, viabilizadora de todo o restante.

Mas descobrir a resposta a esta pergunta parece ser como ganhar na loteria. Mais ou menos. Definir este foco pode ser mais simples do que você pensa. Para começar, você precisa estabelecer onde quer chegar. Para isso, faça um exercício de imaginação.

Imagine-se daqui a 5 anos. Pense sua vida em detalhes. O que você estará fazendo? Onde estará morando? Qual sua rotina desde a hora que acorda até a hora em que vai dormir? Qual será sua idade, seus hobbies? Como estará sua família?

Faça sua trajetória durante as 24 horas de um dia comum. Algo como: “eu acordo cedo, às 6 horas, e saio para uma corrida. Quando volto, tomo café com o pão que eu mesmo preparei ontem e leio o jornal. Minha família acorda e todos tomamos café juntos. Às 8 hs deixo as crianças na escola à pé…”. E por aí vai. Isso lhe dará indicações sobre onde irá morar, com o que trabalha e a qualidade de vida que tem no momento.

Compilei todo este passo a passo na planilha ao final deste texto para facilitar sua vida. Ali, você poderá usar o espaço abaixo para registrar seu exercício. Imprima e deixe em um lugar onde possa ler sempre para lembrar. Lembre-se de que você pode, e deve, revisar seu projeto sempre.

One Thing,  The Brave New Life, Gisele Medeiros

Claro que você quer imaginar algo viável, pois você vai conquistar. Mas lembre-se que quem sonha pequeno conquista pequenas coisas. A realidade será do tamanho do seu sonho. Ouse!

Sabendo onde quer chegar, é hora de encontrar sua ONE THING. Para tornar sua busca mais concreta, faça uma pergunta bem direta, que o leve na direção da sua realização. Por exemplo: que coisas eu poderia fazer para me tornar X ou alcançar Y?

Use a aba “Ideias” da planilha para levantar as alternativas. O exercício é o seguinte:

1. Coloque 10 minutos no cronômetro e escreva tudo o que lhe vem à mente e que pode ser uma alternativa para chegar lá. Sem censura. Simplesmente escreva o que vier à cabeça. Você deverá ter de 50 a 100 ideias ao final do tempo. Claro que muitas irão se repetir, pois é natural que a medida em que apareçam você as vá melhorando e acrescendo novas camadas a uma ideia inicial. Simplesmente registre;

2. Ao final do tempo, leia a lista e pinte as ideias correlatas (aquelas que são possíveis agrupar) e as que você mais gostou;

3. Use a opção “Filtro por Cor” do Excel para ver novamente as preferidas;

4. Passe para a lista do lado direito da tabela as 10 mais. As reescreva se necessário. Aí provavelmente estarão as ideias para viabilizar seu sonho em cada ano, mês, semana e dia. Escolha 1 que considere a que contém maiores chances de sucesso.

One Thing,  The Brave New Life, Gisele Medeiros

Ao final deste exercício você terá encontrado sua ONE THING. A escreva no campo abaixo para registrar qual é a ÚNICA COISA com a qual você estará comprometido nos próximos anos e que o levará diretamente a realização do seu projeto de vida.

One Thing,  The Brave New Life, Gisele Medeiros

Definida a meta, vamos planejar como alcançá-la. Você precisará cascatear sua ONE THING em ano, mês, semana e dia.

Ou seja, pensando no seu objetivo daqui a 5 anos, o que você precisa fazer NESTE ANO para que ele aconteça? Escreva na lista abaixo. E pensando neste objetivo anual, o que você precisa fazer NESTE MÊS para garantir o objetivo do ano? E o que precisa fazer ESTA SEMANA para garantir o do mês? Por fim, o que precisa fazer TODO DIA para que o objetivo da semana seja concluído?

One Thing,  The Brave New Life, Gisele Medeiros

Pensando no exemplo do livro, vamos imaginar que o autor queira lançar seu livro no ano 1. Ele precisará escrever 1 hora por dia, para ter uma revisão por semana, 1 capítulo por mês e um livro no final do ano.

A chave do sucesso é a disciplina, já que você terá que realizar sua ONE THING todos os dias. Para isso, você precisará revisar sua rotina, e encontrar o tempo necessário ali para esta nova atividade.

A planilha traz um calendário semanal, onde você poderá preencher suas atividades tradicionais, guardando um lugar para sua ONE THING. Uma recomendação importante é repensar sua rotina matinal. Diversos autores falam deste tema, e mesmo que você seja daqueles que não performam muito bem nas primeiras horas do dia, vale a tentativa. Uma boa rotina matinal poderá mudar sua vida.

One Thing,  The Brave New Life, Gisele Medeiros

"Action express priorities" Gandhi

E é isso aí. Pode parecer simples demais, mas é na simplicidade que as coisas mais complexas e fantásticas se escondem.

Na próxima vez em que estiver investindo horas e horas em algo, faça aquela pergunta perturbadora: “Esta é a minha prioridade, ou é a do outro?”. E de vez em quando, passe a sua na frente ;)

Se quiser acessar este método com mais detalhes e materiais complementares que irão te ajudar a colocar tudo isso em prática acesse o link "Cursos" aqui no site e confira as opções "A Vida que eu Pedi a Deus" e "Planilha Nirvana".

No items found.
No items found.
No items found.
No items found.
Tags deste artigo