Pode-se dizer que a  Holanda é um país bem família, com um número sem fim de atividades para os pequenos. Ainda assim, quando as férias de verão se aproximam (6 semanas \o/) bate aquele desespero! O que fazer com a criançada durante todo este tempo?!

Ainda que eles curtam todo tipo de passeio (museus pra gente grande, moinhos, vaquinhas...) é legal ter uma lista de lugares pensados exclusivamente para os pequenos curtirem e gastarem aquela energia! 😅

Então vamos lá! Abaixo listei opções de passeios para fazer com crianças em Amsterdam e mais ao fim destinos de até 150 km daqui.  Com certeza tem muito mais a explorar e vamos complementando com aquela ajudinha de outros pais em apuros:

Museus

Para os maiorzinhos tem o Museu Marítimo, num prédio lindo, com um café muito gostoso e uma réplica do navio East Indiaman e o Nemo, um museu de ciências super interativo e cheio de tecnologias para os exploradores. O Nemo tem também um café muito bom, com uma vista linda da cidade. No verão o terraço do museu (aberto sem ticket) é um dos melhores lugares para curtir o pôr do sol.

Museu Marítimo Amsterdam The BRave New Life
Museu Marítimo
Nemo Museum Amsterdam The Brave New Life
Nemo

Não se enquadra na categoria "museu" mas acho que vale citar aqui a Biblioteca Central, a OBA, que segue o mesmo estilo de programa. Eles têm um andar inteiro com livros pra as crianças, espaços gostosos para brincar e ler histórias e a famosa The Mouse Mansion da artista Karina Schaapman, que é muito legal. Vale dizer que a vista da cidade também é linda dali e o café muito bom!

OBA Library Amsterdam Biblioteca The Brave New Life
OBA Library
OBA Library Amsterdam Biblioteca The Brave New Life
Type image caption here (optional)
OBA Library Amsterdam Biblioteca The Brave New Life
The Mouse Mansion
OBA Library Amsterdam Biblioteca The Brave New Life
Detalhe dos ratinhos

Parques

A cidade tem muitos parques gostosos para brincar, fazer um picnic, andar de bike ou simplesmente curtir a natureza. Muitos deles tem espaços para os pequenos curtirem em piscininhas rasas no verão.

Vondelpark Amsterdam The Brave New Life
Vondelpark
Vondelpark Amsterdam The Brave New Life

Os mais conhecidos e queridinhos das crianças são o Vondelpark, o Oosterpark,  o Beatrixpark, Amstelpark e o Amsterdam Bos (com prainha artificial, canoagem e arvorismo para as crianças maiores).

Oosterpark, Amsterdam, The Brave New Life
Oosterpark
Oosterpark, Amsterdam, The Brave New Life
Piscininha rasa do Oosterpark
Oosterpark, Amsterdam, The Brave New Life
Um dos parquinhos

O Rebrambt Park também é uma ótima opção. Tem fazendinha com parquinho, muito espaço pra caminhar e pedalar, parque para os grandinhos e barzinhos numa das laterais do parque.

Outra opção bacana é o Flevopark, com parquinho, tirolesa que cruza a água, mesas de picnic e muito mais. Lá fica a Jeugland, um espaço gratuito onde as crianças podem pôr a mão na massa e construir coisas de verdade. A iniciativa é muito bacana e tem mais informações aqui.

No Westerpark tem piscina rasa e muito espaço pra fazer um picnic. Faz sucesso com a garotada.

Antecipando o próximo item, vale citar que é dentro do Amsterdam Bos que está a fazendinha de cabras e uma panquecaria mara, a Boerderij Meerzicht.

Piscina do Beatrixpark em dia de sol
Calmaria

Fazendinhas

As kinderenboerderij ou fazendinhas são espaços pela cidade onde as crianças podem interagir com os animais. Porcos, galinhas, cavalos, coelhos, cabras, ovelhas e outros bichinhos dividem espaço normalmente com um pequeno parque ou play onde as crianças podem correr à vontade.

Talvez uma das mais conhecidas fique no Amstelpark, mas a cidade tem dezenas de outras, como no De Pijp, no West próximo ao Joordan, em Amstelveen a Elsenhove e a Clara Maria. Para encontrar a mais próximo de você basta procurar por "kinderenboerderij" no Google Maps.

Fazendinha Amsterdam The Brave New Life
Zimmerhoeve
Fazendinha Amsterdam The Brave New Life
Zimmerhoeve
Parque no Amstel
Amstel

Outro programa prá lá de divertido é a Fazendinha de Cabras do Amsterdam Bos, a Geitenboerderij. Ali as crianças podem dar leite para os filhotinhos, interagir com vários outros animais e os papais podem tomar um café maravilhoso com produtos feitos à base do leite das cabras. Imperdível.

Geitenboerderij, fazenda de cabraas, Amsterdam, The Brave New Life
Geitenboerderij, fazenda de cabraas, Amsterdam, The Brave New Life
Geitenboerderij, fazenda de cabraas, Amsterdam, The Brave New Life
Geitenboerderij, a fazendinha de cabras do Amsterdam Bos

Cafés em lojas infantis

Algumas dessas eu não conheço pessoalmente, mas estão na wish list, seguindo as dicas do Ducs Amsterdam. São opções legais para crianças menores e para dias de chuva. Normalmente são lugares com um pequeno espaço para brincar e mesas para os pais darem uma relaxada.

Algumas opções são: Blender, MiniMarkt, De Kleine Parade e Boezemvriend.

Meneer Paprika, em Haarlem
Meneer Paprika, em  Haarlem
Minimarket Amsterdam The Brave New Life
Minimarket Amsterdam

Playground indoor

Estes são aqueles espaços aos quais a gente recorre só em casos de desespero mesmo. As crianças amam, claro, mas a experiência normalmente envolve um montão de crianças correndo, pulando pra todos os lados, se trombando e gritando histericamente com frequência. Faz parte 😅.

Fomos algumas vezes ao Monkey Town e ainda não conhecemos os seguintes: TunFun, Ballorig, Candy Castle, Kidz City e Chimpie Champ. Para os adultos tem a Race Planet, com corrida de kart.

Monkey Town Amsterdam The Brave New Life
Monkey Town
Monkey Town Amsterdam The Brave New Life

Restaurantes ou Cafés com espaço kids

Nesta categoria estamos aceitando sugestões 🙏🏻😅. Em Ijburg tem o Moja, um café delicioso dentro de uma loja conceito de design, o Bij Storm e o Haddock, que estão na lista.

Outras opções pela cidade com pequenos espaço kids são o Happy Italy (boa comida, com precinho camarada), o Dignitá do Vondel e Hoftuin, (maravilhoso! veja mais sobre ele aqui), Drovers Dog. Outra opção são os dois cafés dentro do Vondelpark, o Groot Melkhuis e De Voldentuin.

Porções generosas
Happy Italy

Em Amstelveen tem a Patagônia, café e sorveteria com um pequeno espaço kids. A super frequentada sorveteria Da Vinci, não tem espaço kids mas o barato do lugar e pegar o sorvete e tomar no gramado. E a Wiebkes Brotzeit um café alemão que parece ter uma vibe super legal.

Piscinas

Além dos parques com piscininhas rasas no verão, existem opções de lugares para nadar mesmo e aproveitar o ano todo, com opções indoor e outdoor em praticamente todas as cidades.

Algumas opções são a Miranda próxima da estação RAI, a Zuiderbad próxima do Rijks Museum e Meerkamp em Amstelveen.

Zoológico

Em Amsterdam mesmo tem o Artis, que é lindo! Em Almere fica o Almere Jungle, que é uma ótima pedida, com um bom café. A outra opção fica na próxima categoria, dos passeios em cidades próximas, o Burgerszoo e o Beekse Bergen.

The Brave New Life Almere Jungle O que fazer em Amsterdam com crianças
The Brave New Life Almere Jungle O que fazer em Amsterdam com crianças
The Brave New Life Almere Jungle O que fazer em Amsterdam com crianças
Almere Jungle

Cinemas e Espetáculos

A gente acaba esquecendo que o cinema é um programa fantástico para os maiorizinhos (a Nick curte desde os 3 anos), especialmente para os dias onde não rola um parque. O Pathé sempre tem uma oferta super grande de filmes infantis. Nossos preferidos são as salas Imax no Arena e o salão principal do Tuschinski (a mais linda sala de cinema da Holanda).

A Vrijburcht, casa de espetáculos, frequentemente tem opções de produções infantis.

Ainda não fomos, mas estamos procurando um Circo para levar a criançada. Até então a opção na lista é Magic Circus.

Se você tiver dicas de Circos e outras casas de espetáculo manda pra gente :)

Passeios até 150 km de Amsterdam

Estes são passeios mais especiais, por assim dizer. Exigem um deslocamento maior, mas tem muita coisa fantástica nas proximidades que vale uma pequena viagem. Vamos lá:

16 km >> Em Muiden fica o Muidenslot, um castelo medieval lindo, que sempre promove atividades para as crianças. É legal dar uma olhada na programação antes de ir. Eles aceitam o museum card 👌🏻. Para os adultos um almoço a beira do canal nesta cidadezinha super charmosa faz o passeio perfeito!

The Brave New Life Muidenslot Muiden O que fazer com crianças em Amsterdam
Atividades para crianças
The Brave New Life Muidenslot Muiden O que fazer com crianças em Amsterdam
O sossego de Muiden
The Brave New Life Muidenslot Muiden O que fazer com crianças em Amsterdam
Muidenslot

30 km >> Em Hoofddorp fica o Haarlemmermeerse Bos, um parque lindo, cheio de parquinhos para as crianças e uma área para banho no verão. Fique apenas atento às condições de água para banho. Neste site é possível consultar a qualidade da água nos diferentes pontos da cidade.

The Brave New Life Haarlemmermeerse Bos O que fazer em Amsterdam com crianças
The Brave New Life Haarlemmermeerse Bos O que fazer em Amsterdam com crianças
Prainha do Haarlemmermeerse Bos
The Brave New Life Haarlemmermeerse Bos O que fazer em Amsterdam com crianças
Haarlemmermeerse Bos

43 km >> Em Utrecht (cidade fofa demais) tem muuuita coisa para fazer. No centro antigo da cidade dá para fazer um passeio de caique ou de pedalinho. Tem também o Speelklok, que se denomina o museu mais feliz da Holanda e o Museu da Nijntje, coelhinha que é paixão nacional. Se estiver com tempo não deixe de conhecer o Kasteel de Haar, na cidade viziha. Lindo, lindo!

Para os maiorzinhos, um pouco antes da entrada de Vleuten tem o City Sky Dive que é um simulador indoor (as crianças grandes vão curtir demais!).

Como já falei antes, as fazendinhas estão por todos os lados, mas a nossa preferida fica por aqui, a Geertje's Hoeve. Tem vários animais para as crianças interagirem, um milhão de brinquedos, parquinho, panquecas maravilhosas, lojinha de produtos naturais e de quebra fica dentro de uma reserva ambiental. Quer um dia perfeito? Comece pelo Kasteel de Haar, visite Haarzuilens, a vila fofa onde fica o castelo, passe na Geertje's Hoeve pras crianças brincarem e termine o dia pedalando no Maxima Park, com um café bem gostoso no Anafora. Perfect!!

Como comentei antes as "prainhas" estão por todos os lados, em lagos de água doce que quebram um super galho no calor do verão. Das muitas que visitamos, a MaarsseVeense Plassen dá de mil a zero. O lugar fica em Maarssen, pertinho de Utrecht, a 38 km da Amsterdam Centraal. A praia é privativa, então é preciso comprar ingressos antes. O espaço é super amplo, limpo, com muitas instalações para as crianças, brinquedos, piscina para os pequenos, tobogãs e muito mais. A estrutura é muito boa, com banheiros e lojas. Anexo fica uma panquecaria espetacular e uma sorveteria maravilhosa. No site dá para ver todas as instalações próximas que incluem uma praia de nudismo e um spa (Dutch style, ou seja, todo mundo peladón! 🙈).

No items found.

49 Km >> em Leiden fica o Naturalis, um Museu de História Natural que definitivamente vale a visita. O prédio por si só tem uma arquitetura linda, é novo, todo interativo e com exposições que agradam adultos e crianças. A somente algumas quadras dali fica o Corpus, outro museu espetacular sobre anatomia humana. Inclusive o prédio é no formato de uma pessoa. Este último funciona com tours agendados pelo site e está aberto a visitantes acima de 6 anos de idade.

No items found.

34 km >> Em Hilversum está o Museu da Imagem e Som, outra dica super acertada para os pequenos. O museu conta a história dos diferentes tipos de mídia e o seu desenvolvimento ao longo da história. Dá para fazer um show ao vivo, editar seu programa de rádio, ser âncora de telejornal, ver como as emissoras de TV funcionam e um tanto mais de coisas que as crianças aprendem brincando. Toda a informação está em Holandês, mas isso não inviabiliza o passeio. Super recomendado.

No items found.

55 km >> Em Zeewolde fica a Panquecaria Hans en Grietje. O lugar é uma graça. Ele faz referência a história do João e Maria (na nossa versão), com salas super bem decoradas e mega interativas. As mesas mexem, giram, a mobília fica no teto e por aí vai. Além disso o espaço externo é muito gostoso pra criançada brincar e as panquecas são deliciosas! Dá pra passar um dia todo. Lembre-se de fazer reserva antes, é bem concorrido.

No items found.

62 km >> The Pier em Haia ou Den Haag é um passeio bem delícia para o verão, com direito à roda gigante e praia (gelada) pra gurizada correr. Lá bem pertinho está o Madurodam, uma espécie de mini-holanda. Uma dica muito boa de restaurante para ir com a criançada por esta região é o Leuk, dá só uma olhada no site deles.

Se estiver em Den Haag com os pequenos não deixe de visitar o Kinder Boeken Museum, o museu dos livros infantis. É um museu pequeno, mas muuuuito lindo e interativo. As salas são temáticas com os clássicos holandeses, como se as crianças estivessem dentro das histórias do Kikker, Jip and Janneke and Rupsje. Nós amamos demais! Na saída tome um sorvete ou coma uma torta no Luciano.

Roda Gigante, The Pier em Haia  The Brave New Life
Roda Gigante, The Pier em Haia
Kinder Boeken Museum, Rupsje room.

99 km >> Em Arnhem fica o Burgerszoo, maior zoo da Holanda, ao lado do Netherlands Open Air Museum.

112 km >> Em Tilburg fica o Beekse Bergen, um safari / zoo muito bacana. É possível fazer o safari com o próprio carro e depois um percurso alternativo caminhando. A estrutura conta com outros parques anexos e até hospedagem dentro da área do zoo, com vista para as girafas. Vale a pena dar uma olhada.

The Brave New Life Safari beekse bergen O que fazer com crianças em Amsterdam
The Brave New Life Safari beekse bergen O que fazer com crianças em Amsterdam
Beekse Bergen Safari


Hotéis

Em Almelo (149 km) fica o Preston Palace, um hotel all inclusive mega kids friendly.  O preço parece convidativo e as opções pra criançada são bem variadas.

Outra dica com precinho camarada é o Centerparcs, em várias localizações. As unidades têm parquinho, piscinas aquecidas e várias atividades para as crianças.

O De Vreemde Vogel é outra opção interessante, com os quartos em formato de casas de passarinho, avião e até foguete. Vale dar uma olhada, é uma fofura!

Para aluguel de casas na temporada dê uma olhada no natuurhuisje.nl.

Falando em Parques Temáticos...

30 km >> O Oud valkeveen um parque com atrações legais para os pequenos. Adoramos a visita!! Super recomendado pra quem tem criança pequena. Fica bem perto, em Naarden, cidade que é inclusive linda e merece uma visita. Ali nas redondezas fica o Theehuis Bos En Hei outra opção de café com parquinho pra criançada.

The Brave New Life Oud valkeveen
Prainha de Oud Valkeveen
The Brave New Life Naarden
Picnic em Naarden
The Brave New Life Oud valkeveen
Oud Valkeveen

38 km >> Em Bennebroek, perto de Haarlem, fica o Linnaeushof.

66 km >> Em Enkhuizen tem o Sprookjeswonderland, parque temático que parece ter atrações muito legais para os pequenos e o Zuiderzeemuseum, museu aberto sobre a história da Holanda. E olha que demais esse passeio: no site Stroomtram hoorn medemblik é possível comprar um ticket para ir de Maria Fumaça e Barco até o museu! No site estão as opções, que já incluem a entrada para o museu. Uma possibilidade, por exemplo, seria ir de carro de Amsterdam até Hoorn, de lá ir de maria fumaça até Medemblik e por fim de barco até Enkhuizen. Demais né? Se quiser ir direto tem a opção de ir de trem intercity desde a Centraal Station e em 30 minutinhos você está lá :)

85 km >> Bem na linha parcão de diversões tem o Julianatoren Apeldoorn, que fica em Apeldoorn.

106 km >> Em Kaatsheuvel fica o famoso Efteling, um parque temático conhecido como a "Disney da Holanda". O parque tem também opções de pacote incluindo hospedagem (super recomendado, ficamos no Loonsche Land e adoramos). Acredito que 2 dias são suficientes para curtir o parque com calma.

Dois dias são suficientes para curtir o parque com calma
Sprookjesbos, parte preferida das crianças, sem fila :)
Muitas atrações para os pequenos

Falando em parques, vale citar ainda o Walibi (77 km), mais radical, de montanhas russas e o parque aquático Duinrell (53 km).

Ficou alguma coisa de fora? Manda pra gente a sua dica e vamos incluindo tudo aqui! No final vão faltar dias pra tanta diversão 👌🏻🎡

Tags deste artigo