Sabe aquele desejo que você tinha de desenhar a sua vida de um jeito diferente? De ter mais tempo com os filhos, mais autonomia para pensar a sua agenda, menos tempo parado no trânsito ou mais horas para fazer o que sempre quis, mas não teve oportunidade? Pois então… Se você está aí saudável, razoavelmente nutrido, sozinho ou acompanhando, quem sabe, ironicamente agora, seja a sua vez. Ou melhor, a nossa vez.

Dizem que o futuro é digital, que o trabalho pode ser remoto, ou pelo menos mais remoto. Que o mundo não será mais o mesmo depois do que estamos vivendo. Acho que tudo é verdade. E não só porque não teremos escolha, mas porque descobriremos (mesmo que “na marra”) que sim, existe outro jeito.

Esta experiência não é algo de alguns meses. Não teremos o mesmo lugar para voltar. Este será nosso novo normal. Adaptado. Reinventado. Redescoberto.

Se agora você está em casa (como nós), talvez cheio de filhos e trabalhando remotamente, deve ter descoberto que o dia parece ter ficado mais longo e confuso. Isto pode ser, quem sabe, uma oportunidade transcendental, única, nunca antes imaginada, de - veja só  - desenhar sua rotina como você sempre quis.

Você pode, por exemplo, começar a trabalhar um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde. Almoçar ou jantar de um jeito diferente. Acrescentar pausas de 15 minutos para estar com  as crianças ou com seu pet.  Ou ainda fazer algo que sempre teve vontade (mas que seria estranho no intervalo do cafezinho no escritório, como tocar violão, por exemplo). Enfim! O céu (ou sua casa) é o limite.

E pra te ajudar com essa tarefa aqui humildemente estou! Criei um modelo simples pra você pensar na sua agenda + uma rodada de reflexões leves para dar um empurrãozinho + sugestões para incorporar atividades bacanas no seu “novo normal” + 10 dicas para melhorar sua produtividade trabalhando remotamente. Vamos lá?

Novo Normal The Brave New Life Gisele Medeiros

Pra começar, vamos dar uma pensada no que queremos da vida. Separei abaixo algumas ideias para te dar uma cutucada ou exemplos de coisas que podem rolar aí na sua casa da mesma forma que rolam aqui na nossa. Convide a família para participar, dê uma zapeada nas opções e anote no seu caderninho coisas que vocês também gostariam de mudar, fazer mesmo que só uma vez ou incluir na sua rotina diária.

A gente sempre quis…

Arrumar a rotina de sono da criançada. A noite é nossa!
Mudar o layout da sala, ver como os móveis ficam em outra posição. 
Ler um livro por mês.
Jogar fora uma tonelada de papel velho do escritório.
Ter uma rotina matinal.
Ler as notícias enquanto tomo café da manhã.
Organizar meu escritório, ter um lugar maneiro pra trabalhar.
Separar e doar as roupas que não uso mais.
Fazer exercício todo dia.
Escutar música enquanto tomo banho.
Ensinar meus filhos sobre …(vixe tanta coisa).
Tirar alguns minutos por dia para ligar para … (pessoas que você ama).
Produzir menos lixo e reciclar o máximo que pudermos.
Ter uma noite romântica toda semana.
Orar e meditar todas as manhãs.
Fazer uma horta em casa.

Beleza! Com isso feito vamos desenhar a nossa nova rotina. Chama todo mundo pra pensar junto e construir uma agenda do dia que agrade a família toda (na medida do possível 😬). Você pode fazer o download, imprimir e preencher sua nova rotina ou desenhar o seu modelo em casa:

No items found.

Nos arquivos para download têm opções para 1 pessoa (considerando todos os dias da semana) e no mesmo layout acima para 2, 3, 4, 5 ou 6 pessoas.

Novo Normal para 1 pessoa - semanal
Novo Normal para 2 pessoas
Novo Normal para 3 pessoas
Novo Normal para 4 pessoas
Novo Normal para 5 pessoas
Novo Normal para 6 pessoas

Se você tem crianças em casa, outra forma muito simples e visual de criar uma rotina é com post-its. Cada macro atividade representa um bilhete e assim elas têm uma ideia visual do dia. Os post-its eletrostáticos são uma boa solução nestes casos, porque não usam cola e as crianças podem ir movendo os bilhetes à medida em que as horas passam. Pode mexer à vontade :)

No items found.
Novo Normal Ideias Rotina The Brave New Life Gisele Medeiros

Estão aí algumas ideias de atividades curtas, possíveis de fazer em casa, que podem dar um up na sua rotina. Existem "zilhares" de sugestões por aí, então mantive apenas algumas. A medida em que receber mais sugestões vou incluindo com parcimônia. Você também pode mandar sugestões clicando aqui. Para as sugestões em inglês você pode ativar o recurso do caption para gerar legendas automáticas.

>> Novo APRENDER Normal

The Brave New Life Novo Normal Aprender Trabalhar de casa trabalho remoto

Quem sabe chegou o momento que você sempre esperou para aprender uma coisa nova. Dá uma olhada aqui em opções para preencher pequenas lacunas de tempo com coisas novas:

The Science of well being, curso gratuito Yale sobre Felicidade  (em inglês).
School of Life, vídeos curtos sobre filosofia (em inglês). 
Como começar, a série via podcast do Nexo Jornal que ajuda quem quer mergulhar numa atividade nova.
Duolingo, para aprender idiomas .
Coursera, para cursos variados. Lá tem o meu também (Oh o Jabá aí!).

>> Novo BRINCAR Normal

The Brave New Life Brincar Novo Normal

A garotada precisa brincar, colocar esses bichos pra fora! E você, que sempre sonhou em ter um tempo de qualidade com eles, pode participar. Nem que seja naquele intervalo do antigo cafezinho. Dá só uma olhada nessas sugestões:

What a Pickle, jogo sobre Forças de Caráter pra brincar em casa com as crianças.
Cosmic Kids, yoga divertida para crianças (em inglês).
Hooray Heroes, materiais para colorir personalizáveis, com nome e a carinha das crianças;
Carol Levy, contadora de Histórias.
Tempo Junto, centenas de ideias de atividades para fazer com as crianças.
Matt Blease, baixar um dos livros de colorir do ilustrador.

>> Novo COMER Normal

The Brave New Life Novo Normal Homem Cozinhando

Eita que já passou da hora de arrumar esses hábitos de alimentação e aprender a cozinhar o que faz bem. Bora comer comida de verdade e curtir o processo com a família. Talvez esses sites de receita possam ajudar:

Panelinha, receitas que funcionam.
Gui Poulain no Instagram, receitas que parecem um abraço.
VegetariRANGO, receitas vegetarianas.
Gourmet a dois, pratos gourmet de forma traduzida.

>> Novo CORPIXO Normal

The Brave New Life Novo Normal Mulher Dançando no Sofá

Sim, dá uma preguicinha de fazer atividade física em casa. Mas dar uma esticada ou só pular um pouco já faz um bem danado. Aí vão algumas sugestões de atividades rapidex:

Just Dance, app para dançar (e suar muito) acompanhando a coreografia. Dá para seguir os vídeos pelo YT também.
Yoga para você, aulas curtas e meditação guiada no YouTube.
Yoga with Adrienne, aulas curtas de yoga para todos os estados possíveis de humor (em inglês).

>> Novo LAZER Normal

The Brave New Life Novo Normal Mulher Escutando Música

Ok, ninguém é de ferro e às vezes a gente só quer uma passividade das boas. Antes de correr pras redes sociais, dá uma olhada nestes programas em vídeo ou podcasts incríveis:

Provocações, programa de entrevistas com Marcelo Tas na TV Cultura.
Mamilos, jornalismo de peito aberto, podcast no B9.
This is Love, podcast com histórias inusitadas sobre formas de amar (em inglês).
Amarelo, novo disco do Emicida. Fantástico!

>> Novo ESPIRITUAL Normal

Novo Normal Meditação The Brave New Life Gisele Medeiros

A melhor parte deste tempo para mim é finalmente ter a oportunidade de olhar para dentro, me conhecer, aceitar as coisas como são e me conectar com minhas crenças. Aqui estão algumas dicas para isso:

Insight Timer - app de meditação que ajuda super quem (assim como eu) está começando.
Marie Kondo no Netflix, arrumar a casa pode ser transcendental! Juro! 
Bible Project, vídeos curtos e lindos com animações contando as histórias da Bíblia.

No items found.
Novo Normal Traalhando de casa pela primeira vez The Brave New Life Gisele Medeiros

Trabalhar de casa é um desafio. Não existe todo aquele conforto ergométrico do escritório, a gente acaba mesmo de pijama, as interrupções podem ser constantes, ou no extremo oposto, a solidão pode ser avassaladora. Muitas vezes perdemos os limites que separam tempo de trabalho e tempo de lazer. Vira tudo um emaranhado só. Sim... eu sei. Trabalho em casa há 2 anos e posso dizer que experimentei um tanto de tudo isso.

Se você está sentido "na pele essa emoção" abaixo estão 10 dicas, algumas vindas do site WFH with Kids sobre como criar o seu NOVO NORMAL no trabalho. Dá só uma olhada:

1.Tenha uma agenda para o dia. A rotina, como vimos acima, é importante. E você pode ser criativo quanto a ela agora que está em casa e tem outras possibilidades. Mantenha sempre uma lista dos objetivos para a semana e para o dia.

2. Ajeite seu local de trabalho. Tente criar uma atmosfera confortável e organizada. Algumas empresas já entenderam a importância disso e têm ajudado seus profissionais neste sentido. Se você não é um dos afortunados não fique triste. Dá para organizar uma estação de trabalho muito funcional com coisas simples. Uma mesa organizada faz milagres pela produtividade. Estar em casa pode ser até mais confortável. Procure o que funciona melhor para você.

3. Se puder, prepare as refeições e lanches com antecedência. Deixe algo "no esquema" para almoçar no outro dia. Para quem estava habituado a almoçar na rua (ou "na firma") as refeições podem ser um desafio. E há aqui um grande risco de você acabar comendo besteira ou se atrasar para a reunião das 13 hs.

4. Se as crianças já estiverem em idade suficiente para ajudar, distribua tarefas. Coloque todo mundo pra ajudar. Estando em casa por mais horas é natural que a bagunça seja maior. É interessante aqui também ver os homens entrando no jogo, já que o papel de "cuidador" normalmente foi feminino. Esta é uma baita oportunidade de crescimento e aprendizado pra todo mundo. Coisas boas virão!

5. Não se culpe se a produtividade cair num primeiro momento.Você pode achar difícil se concentrar, ficar olhando pela janela, procrastinar. Pode dar aquela vontade de dormir, de comer toda hora, de assistir só um pouco de TV. Faz parte da adaptação. Não se sinta mal por isso. Quando você começou na empresa onde trabalha, levou um tempo para se adaptar ao lugar, às pessoas e a como as coisas funcionam, certo? O mesmo acontecerá agora. Este é um ambiente novo para você, com novos "colegas de trabalho". Você irá construir novas conexões neurais para isso. Continue fazendo o seu trabalho e as coisas irão entrar "nos eixos".

6. Se você tem filhos e ambos trabalham, pensem numa rotina com escalas. Converse com seu líder sobre isso e sobre a necessidade de ajustar os horários. Precisamos caminhar para uma realidade onde o que importa é a qualidade da entrega, no prazo combinado. E não o número de horas.

7. Preste uma atenção ainda maior à comunicação. Registre as decisões tomadas e não sobrecarregue as pessoas com mensagens. Está todo mundo no mesmo barco, e incrivelmente estamos neste tempo recebendo ainda mais e-mails e mensagens nos mais diversos grupos. Seja direto. Envolva somente os necessários. Pergunte-se qual o resultado que se espera desta comunicação e indique isso claramente.

8. Planeje com mais critério as reuniões. Não marque um encontro para falar sobre algo que poderia ter sido decidido de outra forma e não mande um e-mail com um tema complexo que demandaria uma reunião (ou prepare-se para 4554096589685 repostas desconexas para a mesma pergunta). Quando numa reunião, esteja realmente "presente" para que o assunto seja resolvido rapidamente. Ou damos um jeito de nos comunicarmos de uma forma mais eficiente ou morreremos todos atolados em mensagens.

9. A mesma regra do "quando sair apague a luz" serve bem aqui também. Quando terminar seu tempo dedicado ao trabalho naquele dia, realmente desligue. Troque de ambiente. Responda mensagens de trabalho somente no dia seguinte. Da mesma forma, não espere que seus colegas estejam online 100% do tempo, pois todos estamos lidando com este momento de forma mais flexível. Estabeleça prazos factíveis.

10. E por fim, use sua criatividade. Há sempre uma nova forma de fazer as coisas neste nosso espetacular novo normal. Esteja aberto a elas!

No items found.
Novo Normal The Brave New Life Gisele Medeiros

The Brave New Life Gisele Medeiros

Queremos saber como você e a sua família estão passando por este tempo e que coisas vão querer incorporar à vida lá fora. Escreve pra mim, mande fotos ou me marque no Instagram e conta mais ;)

A vida pode não ter sentido, mas não é proibido dar-lhe algum!”

Ninguém sabe ao ao certo quem disse. Mas faz muito sentido. Vamos dar um novo a ela então :)

Tags deste artigo