Jogo

What a Pickle!

What a Pickle é um jogo de tabuleiro para imprimir em casa onde as crianças brincam de solucionar “pepinos” utilizando suas forças, ou traços individuais positivos.

Seu objetivo, além da diversão (é claro!) é fazer com que as crianças conheçam estas forças, presentes em todos nós em maior ou menor grau, as nomeando e experimentando sua aplicação prática (que é onde a gente aprende de verdade) de forma divertida através de exemplos e das tarefas do jogo. O tabuleiro e as cartas estão disponíveis para download gratuito e também é possível desenhar seu tabuleiro em casa e jogar online pelo celular.

Cadastre-se para jogar agora
Obrigada! Agora Que legal! Você decidiu se divertir com a família resolvendo estes pepinos :)  Os links para impressão estão disponíveis abaixo:
é só escolher a modalidade
Imprima as cartas e o tabuleiro em formato A4
Cartas COLORIDaSVERSãO econômica
Imprima o tabuleiro em gráfica, usando uma folha única em formato A2

tabuleiro (a2)
Conte pra gente o que achou do jogo!
Se tiver fotos da família jogando ou sugestões de como melhorá-lo envie para contato@thebravenewlife.com.

Oops! Something went wrong while submitting the form.
Como jogar?
1. Monte seu jogo

Imprima o kit de seu jogo, recorte os cartões e cole o tabuleiro. Chame todo mundo pra ajudar 😁. Você vai precisar também de um dado e peões para representar os jogadores. Separe as cartas em 7 blocos (6 Virtudes + “What a Pickle Card”). Misture as cartas de cada bloco antes de começar um novo jogo.

2. Caminhe pelo tabuleiro

A cada rodada os jogadores devem lançar o dado para caminhar pelo tabuleiro. Veja a cor da casa onde o peão parar e pegue uma carta com a cor correspondente. O jogador deverá realizar a tarefa que consta na carta. Cada jogador deve guardar suas cartinhas até o final do jogo.

3. Divirta-se com a "What a Pickle Card"

Para a “What a Pickle Card” o jogador deverá pedir o próximo jogador escolher números de 1 a 24 para cada um das 4 cartas e descobrir então um pepino que precisará resolver.

4. Descubra suas Forças

O primeiro a chegar ao final do tabuleiro vence. Uhuuu!!

Dica: fale o nome de cada uma das virtudes juntamente com o nome da cor, e o nome da Força antes de ler o “pepino” a resolver.

Sem impressora em casa?

Sem problema! Você pode resolver seus pepinos também de forma digital :) As cartas aparecem no celular, na TV ou no computador. Para o tabuleiro você pode usar a criatividade e desenhar o seu em casa. Se você tem acesso a uma impressora pode optar também por imprimir somente o tabuleiro clicando abaixo.

Objetivos do jogo
Divertir

Porque esta é a única razão pela qual jogamos algo :) Se for chato ou uma obrigação educativa se perde a motivação para a brincadeira, para a repetição e para os exercícios de criatividade que levam ao aprendizado genuíno.

Exercitar competências socioemocionais

Como em todo jogo, aqui há também muitas oportunidades para desenvolver foco, metas definidas, empatia, trabalho em equipe, senso de evolução, tolerância à frustração, imaginação criativa, persistência, entre outras competências.

Apresentar as Forças

Mostrar às crianças diferentes características positivas que todos temos, dando nomes a elas. Com o passar do tempo e das rodadas os conceitos e significados vão ficando mais claros a partir dos exemplos apresentados.

Desfrutar de tempo de qualidade em família

Este é um jogo que fica ainda melhor quando os adultos brincam junto. O objetivo é criar uma oportunidade para um tempo gostoso de maior conexão entre toda a família.

Demonstrar através da prática

É na vida que as forças são utilizadas, por isso o jogo foi criado com base em “pepinos” ou seja, problemas do dia a dia que as crianças são convidadas a resolver. Por se tratar de um jogo infantil prepare-se para situações fantasiosas e exercícios cheios de imaginação.

Conceito do Jogo

Seu desenvolvimento está baseado no Inventário de Virtudes e Forças de Caráter, da Psicologia Positiva. Este conceito é resultado de um estudo realizado ao longo de 3 anos por 55 pesquisadores do Instituto VIA (Values in Action). Durante este tempo eles realizaram uma ampla revisão histórica na filosofia, ética, moral, psicologia e teologia dos últimos 2.500 anos. O objetivo era buscar características individuais ou traços de personalidade universais.

O resultado é uma lista de 6 virtudes (Sabedoria, Humanidade, Justiça, Moderação, Coragem e Transcendência), que agrupam 24 Forças de Caráter (formas de manifestarmos cada uma das virtudes). Estas forças e virtudes são universais, ou seja, apresentam alto grau de consistência cultural (75 países) e suas denominações podem ser compreendidas por crianças de 4 anos [Fox Eades, 2008].

É importante citar que não existem forças melhores que outras, que elas são traços constantes ao longo da vida, contínuos, expressas em diferentes graus, manifestando-se de formas diferentes conforme os contextos onde nos encontramos.

Para saber mais a respeito das forças, conhecendo o significado e aplicação de cada uma delas acesse: https://www.viacharacter.org/. Ali é possível inclusive fazer um teste gratuito para identificar suas forças de caráter, conhecendo a intensidade em que se manifestam em você. As cinco mais fortes são chamadas Forças de Assinatura. Este teste já foi realizado por mais de 7 milhões de pessoas, com uma versão para adultos e outra para crianças a partir dos 10 anos de idade.

Mas pra quê tudo isso?

Existem centenas pesquisas científicas que comprovam os benefícios de explorarmos nossos traços positivos, não apenas para nossa saúde mental mas também para saúde física. É como se nascêssemos com uma caixa de ferramentas (nossos talentos e características positivas) e quanto mais utilizamos essas ferramentas mais felizes e realizados nos sentimos. É o que na Psicologia Positiva se chama Florescimento. Estamos falando aqui de uma vida bem vivida, de plenitude e felicidade.

Este conceito extrapola a questão do indivíduo, porque entender e aplicar estes ingredientes psicológicos positivos não levam apenas as pessoas a fazerem o bem para si mesmas, mas para os outros e para toda a sociedade  [Peterson & Park, 2009].

O primeiro passo para que isso seja possível é o autoconhecimento, e quanto antes nossas crianças puderem conhecer e explorar suas características positivas, melhor!

Para quem se destina o jogo?

Crianças a partir de 5 anos podem brincar com a ajuda dos pais para a leitura dos cartões. A faixa etária dos 7 aos 12 anos conseguirá curtir o jogo com total autonomia. Ainda assim, a sugestão é que este seja um jogo de família, para pais e cuidadores se divertirem junto com os filhos enquanto resolvem os mais variados pepinos.

Dica para os pais

A tentação será enorme de transformar a brincadeira em uma aula de boas maneiras. Contenha sempre que possível seu instinto educador e curta o exercício de criatividade dos seus pequenos. Talvez seus filhos encontrarão formas pouco realistas ou politicamente corretas de resolver os “pepinos”, e tudo bem. Você pode casualmente dar dicas sempre que a coisa sair muito dos eixos, no clima da brincadeira. Mas lembre-se que o seu filho também aprenderá com os seus exemplos ao longo das rodadas. Divirta-se!

Cadastre-se para jogar agora
Obrigada! Agora Que legal! Você decidiu se divertir com a família resolvendo estes pepinos :)  Os links para impressão estão disponíveis abaixo:
é só escolher a modalidade
Imprima as cartas e o tabuleiro em formato A4
Cartas COLORIDaSVERSãO econômica
Imprima o tabuleiro em gráfica, usando uma folha única em formato A2

tabuleiro (a2)
Conte pra gente o que achou do jogo!
Se tiver fotos da família jogando ou sugestões de como melhorá-lo envie para contato@thebravenewlife.com.

Oops! Something went wrong while submitting the form.