Ao chegar em Ukutula, África do Sul, o visitante já tem sem dúvida uma boa ideia do que o espera. A interação com os leões é a promessa do local, ainda assim, é impossível não suar frio e sair de lá totalmente maravilhado.Eu já havia tido uma experiência semelhante no santuário dos Cheetahs, próximo a Cape Town, e tendo pesquisado sobre este destino imaginava algo na mesma linha, mas Ukutula superou — e muito — as expectativas.

Se você procura frio na barriga, este é o lugar.

O espaço reserva várias atividades, mas destaco aqui minhas três favoritas.Em primeiro lugar a Caminhada com os Leões. Ok, pelo nome eu já deveria imaginar do que se tratava. Mas realmente não esperava que os guias simplesmente iriam soltar leões grandes e que deveríamos estar tão perto deles.Cada um recebe um cajado para marcar seu espaço, de forma que o leão respeite este círculo imaginário ao seu redor (esperamos que sim). As orientações são as seguintes: não se abaixe, não saia de perto do grupo, não grite ou faça movimentos bruscos e principalmente, caminhe na velocidade dos leões — nem mais rápido, nem mais devagar.

Você então segue confiante de que conseguirá fazer tudo exatamente conforme o combinado. Mas quando os leões chegam correndo ao seu redor a coisa muda de figura.

Eles estavam super agitados, correndo, brincando uns com os outros e tivemos que apertar o passo. Minha atenção era total buscando a todo momento a posição de cada um deles.Confesso que tirar as fotos foi extremamente difícil. Eu estava com uma lente 50 mm, então dá para imaginar o quanto eles estavam perto (o tamanho das veias saltando na testa também dá uma boa indicação da emoção do momento).

Durante a caminhada os guias fazem uma parada para alimentar os animais e num momento de tensão absurda um pedaço de carne caiu bem ao lado do pé de uma das pessoas do grupo. Mas tudo acabou bem, com o guia dominando a situação. Tive a impressão de se tratar de um passeio seguro, com emoção na medida certa.

Eu que tenho medo até de cachorro sai dali achando que poderia fazer qualquer coisa.

E como prêmio fui para minha segunda interação preferida: o contato com os filhotes. Poderia ter ficado ali o dia todo, é realmente encantador. Leões e Tigres que parecem de pelúcia, brincando com você.

É possível tocar, brincar e até pegar no colo caso o animal venha espontaneamente até você. É realmente uma delícia. Totalmente inesquecível!

E para quem gosta de um pouco mais de emoção, há também os Little Devils, ou os Diabretes, como chamavam as guias portuguesas que nos acompanhavam. Para minha sorte estava bastante quente e próximo da hora do almoço, assim estavam um pouco sonolentos e foi possível chegar mais perto sem maiores problemas.

Vale também comentar que todos os guias do local são voluntários e realmente fantásticos. São apaixonados pelos animais e buscam neste tempo em Ukutula maior contato com as espécies para aprofundar seus estudos e transmitir conhecimentos aos visitantes.

Se estiver de passagem por lá passe um tempo conversando com eles. Conhecer a sua história e de quebra ter uma verdadeira aula sobre os animais faz parte da experiência.

E para fechar com chave de ouro não saia de lá sem provar da Culinária Local. Tudo que o que provamos foi totalmente fantástico, delicioso, e acompanhado de vinhos sul africanos incríveis!

 

 Ukutula fica a aproximadamente uma hora e meia de Joanesburgo, e significa lugar de silêncio. Fui embora acreditando que realmente faz juz ao nome. Para mim a experiência ficou na memória como uma superação, mas, lembrando do lugar agora somente silêncio e paz me veem à mente.

Se você quiser visitar Ukutula pode agendar diretamente no local — 0027 (0) 12 254 4780. Se estiver hospedado em algum Lodge da região certamente a recepção do hotel agendará o passeio sem maiores complicações. Chegue logo pela manhã para aproveitar ao máximo o passeio — o local fica aberto das 7:30 às 16:30 hs.

Quer dar uma olhada em outras experiências na África do Sul? Confira os posts sobre Safári de Balão, Safáris Tradicionais e sobre o Hotel The Palace, em Sun City.

No items found.
No items found.
No items found.
No items found.
Tags deste artigo