A Sardenha é uma ilha italiana no Mar Mediterrâneo, com quase 2 mil quiIômetros de costa, com praias de areia fofinha e água cristalina. Vale a pena estudar um pouco sobre a sua história, cultura e comidas típicas antes de ir (nós aqui lemos o guia do Lonely Planet). Posso dizer que a ilha superou as nossas expectativas! Passeamos somente pela região noroeste (e queremos explorar mais na próxima) e tudo o que vimos nos deixou encantados! Tudo muito organizado, limpo, estradas novas, praias lindíssimas, comida gostosa e pessoas atenciosas.

Vale dizer que fomos em Agosto, bem na alta temporada, mas ainda assim não achamos super lotado, em vários momentos estávamos quase sozinhos na praia, mas certamente se for possível fugir do período das férias escolares na Europa (Julho/Agosto) será muito melhor!

Pois bem, este é um roteiro com crianças, então escolhemos praias sem ondas e com acesso mais fácil. Os restaurantes não são kids friendly, mas aprovados pelos nossos pequenos (comida Italina não tem como errar, né?).

Se o destino está nos seus planos aqui vai então nosso guia todo mastigadinho pra poupar o seu tempo ;)

No items found.

Chegando lá

Inicialmente nós ventilamos a possibilidade de ir até Roma, passear por alguns dias e pegar o ferry até Sardenha. Exitem 4 empresas que operam a rota entre Roma (Civitavecchia) e o porto de Olbia: Grimaldi Lines, Grandi Navi Veloci (GNV), Tirrenia, and Moby Lines. O trajeto pode levar de 5 a 12 horas, dependendo da opção selecionada (neste site você encontra todas as informações) e alguns barcos são realmente bem legais, com piscinas,  restaurantes, estilão de cruzeiro. Dá também para reservar cabines e fazer a travessia durante a noite, salvando uma reserva de hotel. Mas por fim optamos pela praticidade de um voo direto de apenas 2,5 h entre Amsterdam e Olbia (a Easy Jet tem voos partindo de várias cidades europeias), porque Roma é uma cidade que por si só pede vários dias de andanças e é meio infernal no calor de Agosto. Nós queríamos mesmo era curtir a praia, então lá fomos nós!

Onde ficar

Depois de incontáveis horas pesquisando sobre as melhores praias para crianças (veja no mapa abaixo nossa lista) optamos pela região de Olbia. Nos hospedamos num Airbnb em Budoni, um apartamento simples mas perfeito para a nossa família. Tudo bem novinho, super organizado e perto de tudo! Mercados, restaurantes e, o mais importante, das praias selecionadas.

Como se deslocar

Ir para Sardenha sem carro é furada. Temos amigos que tentaram explorar a ilha de ônibus mas é bem complicado, não recomendo, especialmente com crianças. Precisamos de carro todos os dias para chegar até as praias, e os acessos são um pouco complicados, então a melhor opção é o aluguel já saindo do aeroporto, mas se prepare para abrir a carteira, os valores podem chegar a 1.500 euros por semana. Veja no final do post os custos da viagem.

No items found.

O que fazer - Programação para 7 dias

Deslocamento 🛬

Atividade: dia de viagem, com voo de Amsterdam até Olbia (2,5 h)+ retirar carro na locadora + deslocamento de 30 minutos até Airbnb em Bodoni. Como a viagem por si só já é cansativa, nada de programação extra para o dia. A parte preferida das crianças é explorar a "casa de férias" então deixamos elas curtirem o novo ambiente.

Restaurante: Jantar no La Volpe pizzeria restaurant.

Dia 1 - Budoni 🏖️

Atividade: Spiaggia di Budoni, apenas 5 min de deslocamento do Airbnb. Esta praia é bem gostosa para as crianças, quase sem ondas e cheia de infláveis, pedalinhos para alugar e restaurantes.

Restaurante: Almoço na praia. Jantar no Shardana Restaurant

Spiaggia di Budoni

Dia 2 - Lu Impostu 🏖️

Atividade: Lu Impostu, nossa praia preferida (voltamos em outro dia), somente 25 min de deslocamento do Airbnb. Importante dizer que durante a alta temporada é preciso reservar lugar para visitar esta praia e pagar uma pequena contribuição. Acesse este site antes da sua visita para saber se é necessário.

Restaurante: Almoço na praia. Jantar no Onu Sushi - Yume sushi restaurant. Aproveite para caminhar pela vila de San Teodoro a noite, é uma graça!!

Lu Impostu

Dia 3 - Cala Liberoto 🏖️

Atividade: Cala Liberoto, um pouco mais distante, 40 min de deslocamento do Airbnb.

Restaurante: Pizzaria na cidade próxima a praia (não lembro o nome, mas todas são ótimas). Jantarzinho em casa, ravioli com queijo pecorino e vinhozinho local. Hum!!! Delícia!

Cala Liberoto

Dia 4 - Isla Molara 🏖️

Atividade: Isla Molara, 30 min de deslocamento até o Porto San Paolo.

Este passeio precisa ser reservado com antecedência, neste site. A saída é as 9 h da manhã, com retorno disponível em vários horários. Há também a possibilidade de visitar a ilha Tavolara, mas como reservamos no dia anterior não havia mais esta opção disponível. A travessia custa 20 euros por adulto e 10 euros por criança de 4 a 10 anos. Achei esta opção bem interessante porque é apenas a travessia, um passeio rápido mas bem gostoso para as crianças.

Restaurante: Restaurante na ilha (única opção), jantar no centro de Budoni (várias opções passeando pelo centrinho da cidade). Para comprar doces locais típicos vá até a Pasticceria Barmina in Budoni. A host do Airbnb nos indicou esta opção: Gastronomy from Paola (mas não chegamos a experimentar).

Isla Molara

Dia 5 - Licia Ruja 🏖️

Atividade: Licia Ruja, um pouco mais longe, 1 hora de deslocamento do Airbnb. Para ser honesta não achei esta praia nada demais, mas o passeio valeu pela visita a vila de San Pantaleo, que é de tirar o fôlego. É uma vila nas montanhas, com restaurantes e lojas super chiques (vale dar uma caprichada no visual antes de ir, nós fomos direto da praia 😂).

Restaurante: Almoço na praia. Jantar no Caffe Nina em San Pantaleo.

Licia Ruja (sorry, não tirei nenhuma foto mais aberta da praia, mas dá pra ver a água :)

Dia 6 - Golfo di Orosei 🏖️

Atividade: passeio de barco pelo Golfo di Orosei, saídas as 9 h da manhã do Porto de la Caletta (17 min de deslocamento do Airbnb), retornando as 19 h (isso mesmo, 10 horas de barco 🥴). O passeio custou 200 euros para 4 pessoas, com a Motonave David & Golias (mas existem outras opções). Devo dizer que não curti muito este passeio, o mar estava agitado e mesmo sendo um barco grande balança muito! Sair e entrar do barco é uma aventura (não conseguimos parar em uma das praias e preferimos não arriscar a descida para a gruta (Caves of the Fico). As crianças ficaram numa boa, mas eu estava assim 🤢 o tempo todo. O ponto alto foi a Cala Mariolu, uma praia com águas absurdamente transparentes. Vale citar que o comandante é na verdade uma espécie de animador do barco, que fala a viagem toda em Italiano. Há que se ter um pouco de paciência e mente aberta para aproveitar o passeio 😂.

Como alternativa há também a possibilidade de explorar o arquipélago de Maddalena, mas para isso é preciso madrugar porque o deslocamento é mais longo (pelo menos 2 horas, incluindo um ferry no caminho). Por lá é possível reservar um passeio de barco ou mesmo alugar um barco para a família (em torno de 250 euros) e explorar por conta própria (não tivemos coragem não 😬).

Restaurante: almoço no barco e mais uma jantinha em casa (até porque depois de 10 horas no barco ninguém quer mais sair pra nada).

Entrada no barco em Cala Mariolu

Dia 7 - Brandinchi 🏖️

Atividade: Brandinchi Beach, (praia ao lado da Lu Impostu) apenas 25 min de deslocamento do Airbnb. Esta praia é absolutamente inacreditável. É conhecida como "‘Little Tahiti", é super pequena, somente 700 metros, e assim como a Lu Impostu pode necessitar de reserva para entrar, verifique antes de ir. É perfeita para as crianças, com água bem quentinha e rasa (daquela que você anda, anda e anda e a água ainda está na canela). Tem até lojinhas barco no meio da água vendendo artesanato. Caso não consiga reserva para o dia, vale a pena fazer a reserva para a Lu Impostu e caminhar até a Brandinchi só para dar uma espiada (e mergulhada) nessa belezura.

Restaurante: Almoço na praia. Jantar no Agriturismo Lu Stillitioni (outras opções na mesma linha são: Agriturismo Murru Idda e il Vermentino farmhouse in Monti).

Brandinchi Beach

Volta pra casa - Olbia 🛫

Atividade: É hora de voltar pra casa, mas antes disso tire um tempo para passear por Olbia, a 34 min do Airbnb. A cidade é um charme! Perfeita para ver artesanato, tomar um sorvete e se perder pelas lojas e ruelas. Depois disso é deixar o carro no aeroporto e se preparar para encarar novamente a realidade. 😅

Restaurante: KKult

Pelas ruas de Olbia

Importante:

>> A reserva de cadeiras e guarda-sol custa em média 50 euros por dia (em Liscia Ruja estava 120 euros 😱, não obrigada). É possível reservar no dia, mas um pouco arriscado. Clicando no links para o Google Maps é possível encontrar o pin das empresas que reservam (como na imagem abaixo) e ligar com antecedência. Algumas famílias reservam para o mês todo, deixando menos opções para os espontâneos, mas normalmente existem opções livres na terceira ou quarta fila nas praias mais concorridas. Claro que há sempre a opção de passar numa das lojinhas no caminho da praia e comprar cadeiras e guarda-sol. Alugar na praia é um luxinho meio desnecessário, mas se a ideia é passar o dia lá isso faz uma baita diferença. Num calor de 40 graus você não vai querer sentar na areia com a toalha mini que coube na sua mala de bordo, ou ainda lutar com o resto da sua família para caber nos 30 cm de sombra ao meio dia. O guarda-sol destas empresas tem um tamanho bastante justo, uma pequena mesa que se mostra útil, e as cadeiras são simplesmente ma-ra-vi-lho-sas! Eu queria trazer pra casa e colocar na minha sala :)

>> Estacionamento: todas as praias tem estacionamentos (mais ou menos organizados), prepare-se para gastar em torno de 20 euros por dia.

>> Caso não caibam na mala, há muitas opções para comprar o que for necessário para passar estes dias na praia (bóias, filtro solar, chapéu, baldinhos, snorkel, etc), e os preços são ok (mais baratos do que os que encontrei aqui na Holanda).

No items found.

Despesas

Aqui estão os investimentos, considerando 2 adultos e 2 crianças, em Agosto de 2022:

Aéreo (Amsterdam - Olbia) - € 726,22

Hospedagem - € 1.568,91

Aluguel carro - € 899,72

Passeios e Alimentação - € 1.510

Total - € 4.704, 85

No items found.

Curtiu o roteiro? Então dá uma olhada em outras dicas de viagens e textos do blog.

Tags deste artigo